NOVIDADES DO MAPINFO PRO 17
  • Carlos Azevedo

NOVIDADES DO MAPINFO PRO 17

Atualizado: 27 de Fev de 2019



À medida que o campo de softwares de mapeamento se expande, a Pitney Bowes Inc. lidera o mercado com novos produtos que são projetados para atender todas as suas necessidades de mapeamento, das mais básicas até as mais especializadas. A seguir explicamos as novidades mais importantes do MapInfo Pro 17.


Programa de Aprimoramento da Experiência do Cliente

Criamos um Programa de Aperfeiçoamento da Experiência do Cliente (o "EIP") para coletar informações de como nossos usuários e clientes usam nossos produtos, problemas que eles podem encontrar ao usar esses produtos e recursos e funções mais usados por nossos clientes. Isso nos permite fornecer uma melhoria contínua e cuidadosa para garantir que estamos oferecendo aos nossos clientes a melhor experiência de usuário disponível.


A Janela de Boas-vindas

A Janela de Boas-vindas é uma página informativa e funcional que aparece quando você inicia o MapInfo Pro. Ela fornece um acesso rápido tanto às tabelas e áreas de trabalho usadas recentemente quanto a novas.


Nova Área de Trabalho de Amostra

Para ajudá-lo a iniciar os exemplos e testes do MapInfo Pro 17, um exemplo de área de trabalho contendo dados de mapas de ruas, pontos de interesse e relevo para a área de Washington DC está disponível quando você instala essa versão. Outros conjuntos de dados de exemplos deverão estar disponíveis para download no futuro.


Ferramenta de Pesquisa Rápida

A ferramenta de Pesquisa Rápida serve para pesquisar e executar comandos rapidamente na faixa de opções do MapInfo Pro. Esses comandos podem ser agrupados por meio de diferentes abas, sub-menus ou itens nos bastidores. A ferramenta de Pesquisa Rápida exibe uma lista de todos os comandos relevantes à medida que você digita sua consulta na caixa de pesquisa.


Modelo de Layout

Um Modelo de Layout é um formato definido pelo usuário que contém uma Janela de Layout com espaços reservados para mapas / listagens / etc. já arrumados da melhor forma para apresentação. Você pode escolher entre uma lista de formatos pré-incorporados fornecida pelo MapInfo Pro ou definir uma estrutura de janelas e automatizar o preenchimento do conteúdo dentro dela. Modelos de Layout são compostos de molduras vazias que são preenchidas com o conteúdo de outras janelas, como mapas ou listagens, conteúdo estático (texto, formas, imagens, etc.) e texto inteligente, como por exemplo data do dia, caminho de diretório, etc. Esses modelos são portáteis e podem ser usados em qualquer ambiente no qual o MapInfo Pro opera e com qualquer produto MapInfo.


Ferramenta de Regiões de Direção

A Ferramenta de Regiões de Direção é carregada por padrão quando você instala o MapInfo Pro. Essa ferramenta substitui o antigo utilitário Drivetime Regions (Table) que usava um servidor Envinsa4.0. Usando essa ferramenta, você pode acessar um servidor de Regiões de Condução para criar coberturas baseadas em tempo ou em distância para as tabelas selecionadas.

O MapInfo Pro cria essas regiões conectando-se a:

• Spectrum Spatial Server

• APIs Pitney Bowes LI

Para carregar ou descarregar a ferramenta Regiões de Direção, na faixa de opções Página Inicial, grupo Ferramentas, acesse o comando Extensões de Ferramentas.

Observação: O antigo utilitário DriveTime (Tempo de Direção) fica visível apenas quando a Ferramenta de Regiões de Direção não é carregada. Quando carregada essa ferramenta tem prioridade e substitui a versão mais antiga.


Texto Inteligente do Layout

O Texto Inteligente do Layout é um aprimoramento para textos na Elaboração de Janelas de Layout. Anteriormente, só era possível adicionar textos estáticos à Janela de Layout. O Texto Inteligente fornece a capacidade de incorporar valores dinâmicos que podem ser alterados com base no contexto. Por exemplo, você pode querer incluir a data do dia ou o número da página do Layout como um texto inteligente. Para isso, o recurso Texto Inteligente usa expressões MapBasic.


Biblioteca de Acesso a Dados do MapInfo

A Biblioteca de acesso a dados do MapInfo (MDAL) é um conjunto de classes e interfaces que permite aos desenvolvedores .NET criar MapInfo Pro Addins que podem facilmente criar, pesquisar e atualizar tabelas do MapInfo e outros formatos de banco de dados suportados, como Oracle, SQLServer e GeoPackage. A Biblioteca é baseada em um subconjunto do produto MapInfo MapXtreme ™ SDK, principalmente a funcionalidade Acesso a Dados. Atualmente, a Biblioteca de acesso a dados do MapInfo está disponível apenas para uso com MapInfoPro Addins.

• Modelo de objeto de acesso a dados totalmente capacitado – Criar Tabelas MapInfo, Inserir, Atualizar, Excluir, Selecionar, Unir várias tabelas, Pesquisar usando uma API bem pensada.

• Suporte MISql completo – Observe que há diferenças de sintaxe do MapBasic.

• Modelo completo de objeto de geometria – Suporta a leitura, criação e edição eficientes de todos os tipos de Geometria do MapInfo, incluindo objetos texto. Também suporta conversões de e para os formatos Well Known Binary, Well Known Text e GeoJson.

• Suporte total ao sistema de coordenadas.

• Segurança em processos – Pode ser usado para criar tarefas em segundo plano no MapInfo Pro ou executar o processamento em encadeamentos secundários.

• Suporta a maioria dos formatos Pro Data. Observação: Nem todos os formatos são suportados. Por exemplo, não há suporte espacial para Postgis.

• Transações que alteram os estilos em tabelas e tabelas extendidas MapInfo Pro – Isso permite que os encadeamentos em segundo plano editem tabelas abertas no MapInfo Pro e permitem que o usuário final decida confirmar ou reverter essas alterações.

• Documentação – Guia de referência da API, Guia do usuário, Referência MISQL.

Para obter mais detalhes, consulte a seção Biblioteca de Acesso a Dados do MapInfo do Guia de Referência de Extensibilidade do MapInfo Pro.


Mini Barra de Ferramentas para Janela de Layout

É possível usar a Mini Barra de Ferramentas da Janela de Layout para acesso rápido aos comandos usados com mais frequência. Tarefas como Selecionar, Deslocar, Ampliar/Reduzir, Alinhamento e outras estão diretamente disponíveis na Janela de Layout quando você clica com o botão direito do mouse.


Personalização das Mini Barras de Ferramentas das Janelas de Layout e de Mapa

As mini barras de ferramentas das Janelas de Layout e de Mapa podem ser personalizadas para atender às suas necessidades e estilo de trabalho. É possível adicionar ou remover comandos dessas barras de ferramentas.


Personalização de Faixas de Opções

As faixas de opções do MapInfo Pro podem ser personalizadas de acordo com suas necessidades e seu estilo de trabalho. É possível, por exemplo, criar tanto faixas de opções quanto grupos personalizados para conter comandos frequentemente usados. Reorganize as faixas de opções e os grupos para colocar os comandos onde quiser. Minimize a faixas de opções para aumentar a área de trabalho.


Atualização do MapInfo MapCAD

A ferramenta MapInfo MapCAD é registrada mas não é carregada automaticamente ao inicializar o MapInfo Pro.

O MapCAD oferece ferramentas que trabalham com o MapInfo Pro na criação de mapas apropriados para tarefas de pesquisa e desenvolvimento da terra. Essa atualização visa dar continuidade à compatibilidade com o MapInfo Pro e não inclui nenhuma funcionalidade nova.

O MapInfo MapCAD é uma ferramenta que se instala em uma subpasta chamada MapCAD. Você pode desativar o MapCAD se não quiser ver esses comandos.

O fabricante fornece um sistema de ajuda completo para auxiliar no uso desse produto. Para obter suporte, entre em contato direto com MapInfo MapCAD Incorporated no site: http://www.geoas.de.


Feature Manipulation Engine (FME) atualizado para a versão 2018

O MapInfo Pro é instalado com o Feature Manipulation Engine (FME) 2018, esse recurso lhe permite abrir dados diretamente ao invés de traduzí-los e trabalhar com cópias de dados no formato .TAB.

Para conhecer as novidades no FME 2018, consulte http://www.safe.com/fme/new.

O FME integrado no MapInfo Pro abre os seguintes formatos de Dados Universais:

• Autodesk AutoCAD (*.DWG, *.DXF)

• Bentley MicroStation Design (V7) (*.FC1, *.DGN, *.POS)

• Bentley MicroStation Design (V8) (*.FC1, *.DGN, *.POS)

• ESRI ArcInfo Export (*.E00)

• ESRI Legacy ArcSDE

• ESRI Geodatabase (File Geodatabase API) (*.GDB)

• ESRI Geodatabase (Personal Geodatabase) (*.MDB)

• ESRI Shapefile (*.SHZ, *.SHP)

• GML (Geography Markup Language) (*.GML, *.GZ, *.XML)

• Google KML (*KML, *KMZ)

• Banco de dados OS MasterMap

• OS VectorMap District

• OS VectorMap Local

• Transferência de dados espaciais padrão (SDTS) (*.CATD, *.DDF)

• Cobertura do Formato de Produto do Vetor (VPF) (.*FT)

Observação: O MapInfo Pro é instalado com um subconjunto de FME que suporta um número limitado de formatos. Você pode instalar o FME Suite completo a partir da Safe Software para obter formatos adicionais e usá-los com o MapInfo Pro.


Novos Sistemas de Coordenadas e Projeções

Há novos datums nesta versão:

• Datum Geocêntrico da Austrália (GDA 2020 Datum) nº 1028

Para uma lista detalhada de melhorias, consulte o tópico Melhorias no Sistema de Coordenadas por Versão. Para detalhes sobre datum, consulte Datuns de Sete ou Oito Parâmetros.


Melhorias e atualizações

Mapas Temáticos


Caixas temáticas de valor individual no Controle de Níveis

Os níveis dos mapas temáticos de valor individual são agora suportados no Controle de Níveis. A visibilidade de cada um desses níveis pode ser controlada através do Controle de Níveis. Os rótulos também respeitam a visibilidade do nível.


Suporte a mapas temáticos de símbolo graduado no Controle de Níveis

Os níveis de mapas temáticos de símbolo graduado são agora suportados no Controle de Níveis.


Layouts


Melhorias na função Atrair em Janelas de Layout

A seguir estão listadas as melhorias nas funções de guias horizontais/verticais e atração à grade nas Janelas de Layout:

• A forma como a grade é exibida em uma página de layout foi alterada. Agora, a grade é representada por pontos ao invés de linhas para reduzir visualmente os detalhes. A grade não é exibida na impressão ou na saída.

• A atração agora acontece ao arrastar itens com o mouse. Isso fornece uma visualização instantânea de onde o item será posicionado depois de soltar o mouse. Ao arrastar um item, seu canto superior esquerdo se encaixa na interseção de grade mais próxima. Se qualquer borda do item sendo arrastado for movida para alguns pixels de distância de uma guia, esse canto é atraído para a guia. Quando você está arrastando uma seleção de mais de um item, o item que você está arrastando é encaixado e os itens restantes são movidos a distância equivalente.

• A atração agora acontece ao redimensionar itens usando o mouse. À medida em que a borda de um item é redimensionada, ela é atraída para a linha horizontal ou vertical mais próxima da grade ou, caso ela se aproxime alguns pixels de alguma guia, para a guia mais próxima. Ao redimensionar uma seleção de mais de um item, a borda do item arrastado se ajusta à grade ou guias e os itens restantes são movidos a mesma distância.

• Adicionamos o suporte Guias Inteligentes para ajudar a atrair e alinhar itens entre eles com mais facilidade. Um novo item de menu Guias Inteligentes foi adicionado ao menu Alinhamento na faixa de opções Layout. As Guias Inteligentes estão ativadas por padrão. Quando você move ou redimensiona um item usando o mouse com a função Guias Inteligentes ativada,você pode alinhar qualquer borda do item que está movendo a qualquer borda de outros itens não selecionados na página atual. As Guias Inteligentes não estão visíveis, mas à medida que você arrasta ou redimensiona uma borda de um item próximo a outro item na Janela de Layout, você perceberá quando ele for alinhado a outro item.

• Corrigimos o problema de encaixe de itens rotacionados, agora o MapInfo Pro usa o retângulo de limite mínimo (MBR) do item rotacionado para fazer o encaixe.


Alinhamento de Layout

Use o recurso Guia Inteligente e as funções de atração melhoradas para alinhar objetos ou encaixá-los rapidamente. As Guias Inteligentes atraem objetos no Layout quando eles se movem para perto de outro objeto existente. É possível usar Guias Inteligentes para alinhar a borda do item que está sendo movido à borda de outros itens no Layout atual. Esse recurso é ativado por padrão para uma nova Janela de Layout.

Quando a Guia Inteligente está sendo usada uma sugestão visual (uma linha de orientação vertical ou horizontal cor de laranja) é exibida. O item se alinha automaticamente, sendo atraido para a borda dos itens próximos, como se houvesse uma linha de orientação. As Guias Inteligentes se alinham à borda de um item, para que os itens se alinhem visualmente. Ao usar o botão esquerdo do mouse para arrastar ou redimensionar um item, pressionar e manter pressionada a tecla Alt desativa temporariamente o modo de atração à grade e também o comportamento da guia inteligente. Ao liberar a tecla Alt, esses comportamentos são reativados.


Ampliar/Deslocar

• Ao ampliar/reduzir usando a ferramenta de zoom ou o mouse, a operação de zoom fica centralizada na localização do mouse.

• A opção Encaixar Layout na Janela foi adicionada no menu de contexto Layout para reduzir rapidamente o zoom para ver todo o Layout.

• Mantenha pressionado o botão central do mouse para percorrer o Layout.


Margens do papel

• Agora as margens do papel são exibidas no Layout para que você tenha conhecimento do espaço no qual não é permitida a impressão.

• Com o modo Encaixar na Grade ativado é possível alinhar objetos às margens do papel.


Desativação de molduras

• As molduras de mapas e de listagens podem ser ativadas diretamente de um Layout para editar seu conteúdo.

• Para desativar essas molduras clique fora da moldura no Layout ou clique o mouse com a tecla Alt ativada.

• Foi adicionada uma Nova Preferência da Janela de Layout para desabilitar a desativação de molduras clicando em algum lugar do Layout.


Alterações de imagem raster


Suporte à imagem raster 32BPP: o suporte à imagem raster do MapInfo Pro agora inclui a capacidade de carregar imagens usando 32 bits por pixel (bpp) mantendo a transparência ou translucidez por pixel. Esse processo também é conhecido como “alpha-blending” e melhora a aparência dos níveis de imagem e dos mapas. Podemos perceber bem esse efeito quando trabalhamos com servidores WMS e WMTS que produzem imagens com fundos transparentes. Anteriormente, a imagem era convertida na hora para 24bpp e, às vezes, isso resultava na exibição dos pixels transparentes como pretos.


Melhorias na transparência raster: o suporte à transparência raster foi extendido para detectar automaticamente transparência de um plano de fundo de imagem e ainda permitir que o usuário selecione mais uma cor da imagem para tornar transparente. Isso significa que a caixa de diálogo Ajustar Estilos de Imagem não desativará os controles de cores transparentes e o usuário poderá escolher uma cor da imagem para tornar transparente nesse nível.


Novas ferramentas do MapBasic

As seguintes ferramentas do MapBasic foram adaptadas da versão 32 bits ou adicionadas à versão de 64 bits do MapInfo Pro:

1. Ferramenta Anéis de Cobertura Concêntricos

2. Ferramenta de Pesquisa Rápida

3. Ferramenta Modelos de Layout

4. Ferramenta Regiões de Direção

5. Ferramenta Geocodificar

6. Ferramenta Configurar o Retângulo Delimitador Mínimo

7. Ferramenta Rotacionar Janela de Mapa

8. Ferramenta Distribuir Pontos

9. Ferramenta Transferir Rótulos

10. Ferramenta Rotacionar Rótulos

11. Ferramenta Construtor de Símbolo

12. Ferramenta Gerenciador da Estrutura da Tabela

13. Ferramenta Gerenciador de Janelas


Repetir/Desfazer no Layout Designer

Agora é possível desfazer e refazer ações na Janela de Layout. Pressione Ctrl+Z ou, na faixa de opções Página Inicial, grupo Área de Transferência, clique em Desfazer para desfazer uma ação anterior. Pressione Ctrl+Y ou, na faixa de opções Página Inicial, grupo Área de transferência, clique em Refazer para reverter.


Melhoria no Comando Criar Pontos

Quando uma operação Criar Pontos for concluída, use a opção Adicionar ao Mapa para abrir o resultado em uma nova Janela de Mapa ou adicioná-lo a uma Janela de Mapa existente. Comparando esse novo recurso ao acesso ao controle de níveis e adição de nível, temos uma boa economia de tempo e de cliques. As opções disponíveis são:

• Mapa Atual–Abre a tabela na Janela de Mapa atual. Esta opção está selecionada por padrão.

• Nova Janela de Mapa – Abre a tabela em uma nova Janela de Mapa.

• Sem Visualização – Abre a tabela sem visualizá-la (adiciona a tabela à lista Tabelas na Janela do Explorer).


Edição de dados – Alterar Forma

Ao usar a ferramenta Alterar Forma, se você clicar em algum objeto contido em um nível diferente ou sair do modo Alterar Forma acidentalmente e retornar ao nível que está sendo editado, o modo Alterar Forma continua ativo. O nível editável permanecerá com o modo Alterar Forma ativado até que você o desative.


Operações de tabela


Listar resultados após atualizar colunas

Ao usar o comando Atualizar Coluna, a caixa de verificação Listar Resultados terá sua configuração mantida durante toda a sessão.


Abrir uma tabela após ter salvo uma cópia dela

• A caixa de diálogo Salvar Cópia Como agora oferece uma opção para abrir a tabela que está sendo salva.

• Você também pode escolher uma preferência de exibição.


Nova propriedade Superior para janelas flutuantes

Uma janela flutuante agora pode ser definida com a propriedade Superior, o que faz com que ela seja exibida sobre as outras janelas flutuantes (e sobre qualquer janela que não esteja definida como superior, incluindo janelas de outros aplicativos). Esta propriedade está disponível para uma janela flutuante, no menu de atalho associado à sua barra de título juntamente com os comandos Encaixável, Separado, Ocultar Automaticamente etc. Esta propriedade está disponível para as seguintes janelas:

• Info (selecionada por padrão como Superior quando aberta)

• Mover Mapa Para

• Estatísticas

• Régua


Teclas de atalho


Atrair

• O processo de Atrair Para Grade usando as teclas de seta foi alterado. Ao usar a seta para cima, a borda superior do retângulo de limite mínimo (MBR) para a seleção de itens se encaixa na linha horizontal mais próxima da grade acima da seleção. Ao usar a seta para a direita, a borda direita do MBR de seleção se encaixa na linha vertical mais próxima da grade à direita da seleção.

• Para substituir temporariamente o ajuste ao arrastar ou redimensionar itens com o mouse, mantenha pressionada a tecla ALT.

• Para substituir temporariamente o ajuste ao mover itens com as teclas de seta, mantenha pressionada a tecla CTRL. A tecla CTRL move os itens selecionados em um(1) pixel ao invés de atrai-los para a grade.


Info

Pressione Ctrl + Shift + I para usar a ferramenta Info em uma Janela de Mapa. Ao pressionar a tecla Esc a ferramenta selecionada passará automaticamente a ser a ferramenta Selecionar.

Para consultar todas as adições e atualizações às teclas de atalho, consulte o item Atalhos por Teclas Rápidas


Alterações nas preferências de inicialização e no início rápido

Todas as funcionalidades da caixa de diálogo Início Rápido estão agora disponíveis na Janela de Boas-vindas. Por isso a caixa de diálogo Início Rápido foi removida do MapInfo Pro. Como resultado dessa alteração, a caixa de diálogo Preferências de Inicialização foi atualizada. A caixa de verificação que controlava a exibição da caixa de diálogo Início Rápido foi substituída por uma caixa de verificação para controlar a exibição da Janela de Boas-vindas. Além disso, caso você ative a Janela de Boas-vindas, a área de trabalho MapInfoPro.wor não será carregada automaticamente e a caixa de verificação para ativá-la nas preferências de inicialização também será desativada.


Calcular Estatísticas – Comando

Um novo comando Calcular Estatísticas foi adicionado à faixa de opções Tabela, grupo Calcular. Este comando permite efetuar cálculos estatísticos em uma coluna de uma tabela ou consulta/seleção. Essas estatísticas podem, então, ser usadas em outros aplicativos.


Melhorias nas Amostras de Legenda

Várias alterações foram feitas para melhorar amostras de legendas. Isso inclui vários tipos de amostras (símbolos personalizados, preenchimentos retangulares etc.). As alterações também incluem a aparência na tela, bem como ao imprimir ou exportar.


Amostras de Legenda de Símbolos Personalizados

Muitas das imagens raster que são usadas como símbolos personalizados (no diretório CUSTSYMB) são agora desenhadas de uma maneira diferente, o que melhora a aparência das imagens. Isso é especialmente perceptível quando uma imagem é desenhada em um tamanho menor que a imagem original. A imagem fica com uma aparência melhor tanto na tela (Janelas de Layout ou Legenda), quanto ao serem impressas ou exportadas.


Borda extra ao redor de amostras de preenchimento de retângulo quando impressas

Anteriormente, a impressão de um Layout contendo amostras de Legenda com preenchimentos e linhas de fronteira frequentemente resultava em bordas borradas. Agora, as bordas são nítidas.


Cores erradas em amostras de legenda quando impressas

Anteriormente acontecia de algumas vezes a cor da amostra da legenda não parecer correta. Isso ocorria devido à suavização. Agora a suavização foi desativada para que a amostra seja nítida e tenha a cor correta quando impressa.


Exibir arquivos PDF contendo Molduras de Legenda no Adobe Acrobat

Se você imprimir um Layout com molduras de legenda em PDF, pode ser necessário ajustar as configurações do Acrobat. Isso é especialmente relevante quando você estiver usando símbolos personalizados com a opção Exibir Fundo ativada ou uma amostra com preenchimento. Caso você veja uma linha cinza fina ao redor da borda da amostra da legenda, talvez seja necessário desativar a suavização de imagem no Acrobat. Para fazer isso, no Acrobat, escolha o comando Editar > Preferências > Exibição de Página > Renderização > Suavizar Imagens (desmarcar).


Personalização da unidade de Barra de Escala do Layout

Agora você pode personalizar o conjunto de caracteres indicativo da unidade exibido na barra de escala do Layout. Isso ajuda no caso de você querer produzir um Layout e mostrar um nome de unidade com uma ortografia alternativa, como "quilometros" vs. "quilômetros". A convenção de nomenclatura de unidades padrão não foi alterada. Mas, caso você queira alterar o conjunto de caracteres que indica a unidade, poderá fazê-lo na caixa de diálogo Propriedades da Escala do Layout durante sua criação ou poderá modificar essa informação em uma barra de escala existente. Você pode clicar no nome da unidade exibido abaixo da amostra de barra de escala ou clicar no ícone em formato de lápis para começar a editar.

Observação: caso uma barra de escala tenha um nome de unidade personalizado, essa barra de escala não será aberta em versões mais antigas do MapInfo Pro (versão 16.0 ou anterior).


Obter Suporte

Não há dúvida de que o MapInfo Pro pode diferenciar sua empresa da concorrência, porém é necessário conhecer as funcionalidades básica do programa. Segue abaixo um processo com quatro passos a serem seguidos para assegurar seu sucesso:

Leia a documentação.

• O MapInfo Pro é instalado com um conjunto de documentos PDF que o ajudarão com todas as informações básicas que você precisa para começar a usar o software. Esses documentos PDF estão instalados na subpasta Documentation em seu diretório de instalação.

• O MapInfo Pro também possui um Sistema de Ajuda integrado ao contexto que contém um conjunto abrangente de tópicos que o ajudarão a entender todos os recursos e funcionalidades do software. Você pode acessar o sistema de ajuda pressionando F1 ou clicando no botão de ajuda no MapInfo Pro.

Participe de um treinamento.

• Obtenha o máximo proveito do seu software MapInfo Pro recebendo treinamento sobre o produto e versão de software que você está usando. A Geograph oferece um curso de treinamento abrangente que pode ser adaptado para atender às necessidades específicas de sua empresa.

• Durante o treinamento, são ensinadas desde as operações básicas até as avançadas, além de serem desenvolvidas habilidades importantes.

Assine gratuitamente a "Publicação mensal MapInfo Pro".

• Procura dicas, truques, conselhos e técnicas para usar o MapInfo Pro? Assine a "Publicação mensal MapInfo Pro". Cada edição inclui dicas para diferentes níveis de usuários. Sempre são incluídas dicas básicas e outras mais avançadas. Esta é uma publicação gratuita enviada por e-mail. Para se inscrever entre no site: http://web.pb.com/PBS-GB-TheMapInfoProfessionalSubscription


399 visualizações

SOLUÇÕES:

PRODUTOS:

SERVIÇOS:

Telefone: +55  (11) 3044-2011

  • Canal do Youtube