20 razões para você utilizar um roteirizador logístico
  • Carlos Azevedo

20 razões para você utilizar um roteirizador logístico

Atualizado: 26 de Fev de 2019



Nos tempos atuais, redução de custo de deslocamento e otimização de tempo são sinônimos de ganho de produtividade.

Dependendo do ramo de atuação, muitas empresas acabam trabalhando com grandes equipes em campo. O mesmo acontece na área de entregas. Empresas de logística e centros de distribuição se multiplicam dia a dia no Brasil tornando a competitividade cada vez maior neste segmento.

Custos enxutos acabam sendo um dos fatores chaves de sucesso para a sobrevivência neste mercado.

Gerir uma grande frota de veículos e inúmeros colaboradores em campo, com variadas quantidades de clientes e entregas, premissas distintas e múltiplas restrições é parte dos desafios que alguns gestores vivenciam no dia a dia.


Abaixo listamos 20 razões para você implementar um roteirizador logístico na sua empresa o quanto antes:

1 - Redução de custos


Um dos principais motivos para uma empresa utilizar um roteirizador logístico, é a possibilidade de obtenção de uma real redução de custos.

Ainda muito comum nas empresas, deixar toda a programação de rotas de visitas ou entregas sob responsabilidade de um programador logístico ou dos profissionais que conhecem os respectivos clientes, como por exemplo a própria equipe de campo.

Tal processo, com grande frequência, ainda é feito de forma manual, o que gera na empresa uma forte dependência das pessoas que possuem o conhecimento da área.

Muitas vezes, ferramentas de tecnologia de rotas como o Waze e o Google Maps são utilizadas, mas apenas para identificar o melhor caminho entre dois pontos de visita.

Trabalhando dessa maneira, o colaborador, ao elaborar a sua própria rota, acaba se deparando com a dificuldade de estabelecer a melhor sequência de visitas respeitando as múltiplas restrições, sem contar a pressão de tempo, no caso de entregas. Muitas vezes, este colaborador de campo possui 100, 200, 400 ou até mesmo 500 pontos de vendas a serem visitados e, ao elaborar uma rota de visitas manualmente, nem sempre todas as premissas são respeitadas e a melhor sequência logística é adotada.

Em algumas situações, o uso de um software de otimização logística permite que se alcance uma significativa redução da distância percorrida em uma determinada rota.

Softwares de otimização logística, em algumas situações acabam possibilitando com o planejamento de uma rota de forma automática, uma redução de até 1/3 do deslocamento da rota, quando comparada àquela feita manualmente.

2 - Redução de tempo


Tempo é outro fator chave, seja na gestão de uma equipe de campo ou nas entregas.

Outra prática comum que os gestores costumam vivenciar é a adoção de tempos de deslocamentos iguais para pontos de vendas com distâncias diferentes, ou executadas em diferentes horários do dia.

Exemplo: Um vendedor que atende uma área na capital de SP ou outra grande capital, por possuir clientes próximos uns aos outros, acaba adotando um mesmo tempo de deslocamento entre todos os pontos de vendas. Sabemos que não é exatamente isso que acontece na prática.

Fatores como histórico de trânsito, distância e sentido das vias, muitas vezes são impossíveis de serem considerados, em um processo manual de elaboração de rotas.

É importante ressaltar que softwares de roteirização como o TourSolver consideram os fatores mencionados acima no cálculo automático das rotas.

3 - Redução de quilometragem


Empresas que trabalham com equipes de campo costumam realizar reembolso de combustível por quilometro rodado. Processo similar acontece em empresas de entrega de produtos.

Dependendo da característica das visitas e da região, alguns colaboradores chegam a rodar 1.000 km/mês, 10.000 km/mês ou até 15.000 km/mês.

Considerando o alto valor atual dos combustíveis, otimizar quilometragem impacta diretamente na redução de custos.

4 - Otimização de equipe


Em um mercado altamente competitivo, onde a quantidade de novos clientes (prospects) é limitada, efetuar mais visitas em menos tempo, pode fazer toda diferença. Em muitos casos é possível, após um processo de otimização logística, viabilizar a visita da mesma quantidade de clientes com uma carteira menor de colaboradores, ou aumentar a prospecção de clientes, sem aumentar o número de profissionais em campo.

Ganhos de produtividade com o uso de software de otimização costumam ultrapassar os 20%.

5 - Sequenciador logístico x Otimizador logístico


Fique atento.

Muitos softwares de mercado são vendidos como “otimizadores” logísticos onde na verdade são apenas “sequenciadores”.

Existe uma grande diferença nestes conceitos.

Otimizadores, como o próprio nome já diz, priorizam o “ganho de produtividade” ou “redução de custos”, enquanto sequenciadores logísticos “organizam” suas entregas/visitas, mas não necessariamente geram ganhos de produtividade.

O TourSolver, software de “otimização” logística, gera uma matriz de distância entre as vias, considerando histórico de trânsito e sentido das vias e, mediante algoritmos automáticos de cálculos, produz a melhor rota entre vários pontos, muitas vezes gerando ganhos de produtividade superiores a 20%.

6 - Otimização de frota


Softwares roteirizadores possibilitam tanto a otimização da frota de veículos, quanto de equipes de campo, reduzindo custos e capital empregado.

Imaginem o seguinte cenário.

Você possui uma frota 20 caminhões e após o uso de um software de otimização você consegue um ganho de produtividade de 20%.

Isso significa que sua frota poderia ser reduzida em 20%, ou seja, em 4 caminhões.

Você já chegou a fazer contas, comparando o custo de aquisição de veículos (incluindo manutenção, combustível, pessoal), versus o investimento em um software de otimização logística?

7 - Ampliação da carteira de clientes


Nem sempre o foco da empresa é reduzir equipe de campo ou frota.

Em muitos casos a prioridade é visitar mais clientes com a mesma equipe ou mesma frota.

O ganho de produtividade gerado pelo software de roteirização pode ser revertido em um aumento da quantidade de visitas com a mesma equipe/frota.

8 - Rapidez na programação


Quanto maior a sua frota ou equipe de campo, maior a complexidade e tempo investido em roteirização.

Imaginem uma frota de 50 caminhões fazendo 15 visitas/dia para distintos clientes com diferentes restrições de entrega.

O mesmo acontece com uma equipe de campo. Imaginem uma equipe de 200 promotores que precisa fazer em torno de 20 visitas/dia por promotor. Quanto tempo é gasto em todo o processo de elaboração de rotas? Falhas ou omissões são bem mais frequentes em processos manuais de obtenção de rotas.

Softwares de roteirização como o TourSolver utilizam algoritmos e calculam de forma automática as rotas, permitindo considerar até 60 restrições distintas, de forma simultânea.

9 - Controle de reembolso


Outro item sensível em uma operação.

Imaginem uma situação onde seu funcionário teoricamente deveria rodar em torno de 2.000 km/mês e ao término do mês apresenta comprovantes de reembolso relativos a 3.000 km rodados.

Como contestar este tipo de situação?

Com o uso de softwares de roteirização é possível obter-se previamente uma previsão de KM a serem rodados por colaborador.

Além disso, existem aplicativos no mercado como por exemplo o VZT Check, que são aplicativos de celular que além de importar rotas automaticamente do software roteirizador TourSolver , possibilita confrontar em tempo real o realizado versus o planejado, e o calculo da quantidade de KM exata rodada pelo seu colaborador.

10 - Possibilidade de trabalhar com frequências distintas


Segmentação é algo comum em quase todos os mercados.

Clientes com faturamentos e portes distintos, teoricamente devem ser tratados de forma diferente. Uma das maneiras de fazer isso é através da quantidade de visitas.

Em um processo de é comum nos depararmos com situações nas quais a frequências de visitas varia conforme o cliente: visitas semanais, mensais, bimestrais, trimestrais e etc...

Esta variável, em diversos territórios com um grande número de clientes existentes, tem sua complexidade de operação muitas vezes ampliada, em um processo de criação de rotas.

Determinados roteirizadores permitem trabalhar de forma simultânea com essa e várias outras restrições, gerando rotas automaticamente.

11 - Possibilidade de atender tempos de visitas variados


Ainda na linha de segmentação, é normal que haja clientes com tempo de visitas variados.

Um mesmo representante de vendas pode visitar distintos tipos de cliente, em uma mesma região, com tempos de visita distintos entre eles.

Automatizar o processo de geração de rotas através de roteirizadores que permitem a consideração de variadas restrições de forma simultânea, é um item chave para ganhar tempo e otimizar custos.

12 - Reestruturações, balanceamento de territórios de vendas, contratações de novos recursos


Sua empresa acabou de realizar uma mega reestruturação de vendas trocando representantes de regiões e contratando novos colaboradores.

Situação similar é vivenciada em empresas de entrega que fecham novos contratos para atender novas regiões.

Nas duas situações citadas acima é natural que a pessoa que irá elaborar a nova rota desconheça a região e, consequentemente, perca mais tempo para programar e otimizar a melhor rota.

Roteirizadores não precisam de “conhecimento histórico da área” pois as rotas são geradas a partir de mapas, onde matrizes calculam a distância entre os pontos a serem visitados e algoritmos matemáticos otimizam a rota de forma automática.


13 - Mudanças no ciclo de visita


Imaginem o seguinte cenário.

Você elaborou uma rota de visita ou entrega para um ciclo mensal, fechando as rotas diárias, com inúmeras visitas por dia, completando as 8 horas de trabalho do seu colaborador.

Já com a rota definida, você recebe uma demanda para incluir e retirar alguns clientes e mudar alguns dias de visita.

Tal processo tem um “efeito dominó”. Quando você retira uma visita para incluir em outro dia, automaticamente você acaba tendo impacto em outras variáveis e este processo acaba tomando tempo e gerando perda de produtividade.

Roteirizadores permitem “simular cenários” fazendo alterações e solicitando novos cálculos de forma automática.

14 - Cálculo de carga horária / dimensionamento de equipes


Determinados roteirizadores permitem “simular” o número de recursos em campo que será necessário para rodar determinada operação.

É fato que o objetivo principal de muitos roteirizadores é “otimizar custo e tempo”, porém, mediante a entrada de restrições no sistema e simulações de cenários é possível também gerar uma estimativa de recursos ou veículos que serão necessários para rodar determinada operação.

Isso permite um melhor dimensionamento no momento da contratação dos colaboradores ou aquisição de novos veículos

15 - Adoção do histórico de trânsito


Outra vantagem do uso de um roteirizador logístico é que, dependendo do mapa associado a esta ferramenta, é possível obter um histórico de trânsito por rua e isso é levado em consideração no processo de otimização.

O mesmo acontece com a velocidade de cada via, que pode variar entre uma simples rua até uma estrada.

16 - Simulação de cenários


Outra vantagem do uso de roteirizadores é a possibilidade de gerar cenários e novos cálculos de rotas com baixo nível de envolvimento.

No processo de elaboração de rotas é comum ocorrerem mudanças de clientes ou visitas ao longo do dia ou do ciclo, fazendo com que programadores de rotas tenham que refazer toda a programação.

Roteirizadores permitem, através de cálculos automáticos, a simulação de novos cenários com baixo nível de envolvimento.

17 - Uso de algoritmos matemáticos


Aqui entra a máquina versus o ser humano.

Por mais habituada que uma pessoa esteja com o processo de criação de rotas, todo processo manual gera investimento de tempo e é passível de erros humanos.

Roteirizadores costumam fazer uso de algoritmos matemáticos que automatizam o processo e evitam erros.




18 - Cidades com restrição de horário ou rodízio


Outra variável que gera grande complexidade para o processo de elaboração de rotas é a questão do rodízio em grandes capitais como São Paulo.

Imaginem uma grande equipe em campo que atende ou cruza área de rodízio veicular.

Esta é uma variável que, se mal administrada, pode gerar custos em função de multas ou improdutividade por má programação e aproveitamento dos horários.

Softwares de roteirização utilizados em conjunto com ferramentas de sistema de informação geográfica podem agregar inteligência e otimização no seu processo de elaboração de rotas.

19 - Distintos tipos de veículos


Numa operação de entrega é comum que sejam utilizados diferentes tipos de veículos (moto, carro, van, caminhão e etc...).

É sabido que diferentes tipos de veículos implicam em diferentes tempos de deslocamento, como por exemplo Moto X Caminhão.

Esta é mais uma variável, considerada em determinados roteirizadores, que impacta diretamente no tempo de deslocamento.

20 - Satisfação do cliente


Tendo uma rota programada por um roteirizador, a chance de haver a precisão no horário estimado para as visitas/entregas é maior, consequentemente isso pode gerar um aumento da satisfação por parte do seu cliente final, que pode ser avisado com uma maior exatidão sobre a janela do horário de entrega.

Sobre o roteirizador TourSolver

O TourSolver é um software de otimização logística desenvolvido pela empresa francesa GeoConcept e comercializado no Brasil pela Geograph.

Atualmente o TourSolver é o roteirizador mais utilizado pelas empresas líderes do segmento de Trade Marketing no Brasil que gerenciam grandes equipes de campo e também por inúmeras empresas de logística/entregas.

Dentre seus diferenciais, podemos destacar:

  • Gera ganhos de otimização logística superiores a 20%

  • Cálculo automático feito por algorítimos, reduzindo a necessidade de mão de obra interna

  • Rápido retorno do investimento

  • Trabalha com até 60 restrições (variáveis) de forma simultânea, tanto para entrega como roteirização de equipes de campo

  • Possui histórico de trânsito

  • Rotas ilimitadas

  • Ferramenta versão desktop e cloud

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